Introdução:
Há pelo menos 25 anos o ser humano produz imagens onde busca captar o universo, exprimir sentimentos ou comunicar idéias, e com elas desenvolve o senso estético e a criatividade.
Neste período criaram normas e convenções de linguagem para as obras produzidas, inserindo-as em seu contexto histórico social.
Ao assimilar componentes deste contexto, o autor insere-os em seu trabalho com uma marca pessoal.
Podemos exemplificar esta situação observando o Movimento Pop Art, onde a cultura de massa do século XXI foi ponto de partida para crítica social na produção artística.
O que podemos aprender sobre este Movimento e o que podemos criar a partir dele...
Tarefa:
Você é um artista do Movimento Pop Art e irá expor uma obra de arte visual em uma galeria pública tendo a oportunidade de explicá-la aos visitantes.
Processo:
1. Forme um grupo com mais dois colegas para desenvolver pesquisa na internet (comunique ao professor caso precise utilizar computadores na escola).
2. Vocês irão coletar informações que possam orientá-los na produção de obras compatíveis ao Movimento Pop Art. Verifiquem:
2.1. Características culturais e sociais em que se deu a criação do movimento.
2.2. Principais articuladores (artistas)
2.3. Obras representativas
2.4. Características conceituais, estéticas e técnicas das obras
3. Anotem estas informações
4. Listem 6 obras e identifiquem nas mesmas as principais características do Movimento, diferenciando-as quanto às características próprias dos autores. Copie e cole estas imagens em um programa de apresentação de slides para observá-las com atenção.
5. Analisem estas obras considerando o critério de “crítica social”: quais recursos estéticos o autor utilizou. para desenvolvê-la.
6. Pense em como você desenvolverá sua obra. Rascunhe, defina técnicas e materiais e avise seu professor.
7. No dia estipulado leve material para a escola para criar sua obra.
8. No dia marcado para exposição apresente sua obra de arte aos demais, explicando seu interesse ao desenvolvê-la da forma que a fez.
9. Avalie com seus colegas do grupo, sua participação na pesquisa, a obra artística que você criou e a apresentação que você fez. Participe da avaliação de seus colegas.
Recursos:
1. Pop Art:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=367
http://educacao.uol.com.br/artepop-art.jhtm
http://www.pitoresco.com.br/art_data/pop_art/index.htm
2. Artistas: Clique sobre os nomes dos artistas citados nos textos indicados e vá para as páginas correspondentes.
3. Obras: Verifique as imagens nas páginas do artista, copie e cole no aplicativo de apresentação de slide aquelas que selecionarem. Não esqueçam de referendar título, autor e ano de criação. Utilize o recurso procurar por imagens no site de busca.
4. Atualidade:
http://www.galeriapopart.com.br/ (galeria)
Avaliação:
Você deverá avaliar não só o resultado de seu trabalho mas também sua participação na pesquisa e na apresentação de sua obras aos demais.
• Pesquisa e interpretação de informações
Observe os seguintes critérios e atribua pontos de 0,0 a 1,0 para você e sua equipe:
Seguiram os procedimentos indicados: sim – quase sempre – às vezes – não
• Realização da obra artística: Pontue sim – 0,5 e não – 0,2
Articulou-se com os padrões estéticos do Movimento Pop Art
Foi criativa
• Apresentação (performance): Pontue sim – 0,5 e não – 0,2
Explicou com clareza as características da sua obra
Conclusão:
O Movimento Pop Art incluiu modalidades de arte resultantes dos avanços tecnológicos e as transformações estéticas do século XX: a fotografia, as artes gráficas, a televisão e o cinema. Mas a atitude consumista foi alvo de sua crítica.
Se os conteúdos, os materiais e as técnicas transformam a arte, é o se humano criador o responsável por articular sua percepção, sua sensibilidade, sua imaginação e seu conhecimento para produzi-la. Isto fizeram os artistas do Pop Art.
Ou, cabe a você utilizar as qualidades que lhe são próprias para criar com os conteúdos, os materiais e as tecnologias do seu tempo!
O que você escolhe criar…
Referências:
- NOVELINO, Jarbas. A Alma da Webquest. Disponível em: http://www.portalwebquest.net/pdfs/jarbas.pdf . Acesso em 15 mar 2012
- Institute of Computer Tecnology; Intel. Taxonomia de Bloom Modificada. Programa Intel Educar Fundamentos Básicos. California, 2008.
- Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Arte. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf Acesso em 15 mar 2012