sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Escola, Amigos e Passeios


Um grande educador brasileiro chamado Paulo Freire dizia que a escola é um lugar onde fazemos amigos. Parece coisa de criança, mas é também coisa de adultos. Se lhe perguntarem, “o que mais você gosta na escola?”, qual é a primeira coisa que lhe vem à mente?
No meu caso são as pessoas, os amigos que fiz. E não conheço ninguém que goste de trabalhar ou estudar em um lugar onde não se tem amigos.
São eles que nos ajudam quando as coisas ficam mais difíceis – e eu não estou falando de passar a cola no dia da prova não! Os amigos nos ajudam a não desistir quando estamos cansados, quando sentam ao nosso lado e explicam uma coisa que não sabemos, quando nos esperam para ir embora para casa ao final da noite, quando brincam conosco para nos distrair e afugentar tristezas, quando nos ouvem, quando intercedem a nosso favor... Isto tudo ajuda a perseverar, e muito do que fazemos e conseguimos na escola, fazemos por causa dos amigos que temos ali. Eles são a força invisível que nos mantêm ligados no estudo (quase sempre) e na escola.
Algumas coisas ajudam a reforçar os laços de amizade, principalmente aquelas que realizamos juntos.
Por isso foi tão importante a nossa ida à Paquetá. Era para ser basicamente uma aula-passeio, mas se conhecer um pouco mais sobre a Baía de Guanabara foi interessante, assim aconteceu porque compartilhamos este evento com os amigos da escola, e – em muitos casos –, com os familiares.
Achei este poeminha na internet, faz parte de uma música antiga, de João de Barro e Alberto Ribeiro. Acho que demonstra bem o que sentimos com nosso passeio:







Dividir a pouca sombra de uma árvore: exemplo de coisa que podemos fazer juntos...



Voltando para casa na velha barca...
(Foto de Elda Storani)

Mas, e sobre a Baía de Guanabara, o que você aprendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário