quarta-feira, 25 de março de 2009

Papéis Femininos

Michelle Bachelet, presidente do Chile.
Foto de Ricardo Stuckert, em Wikimedia Commons
Débora Rodrigues, piloto de Fórmula Truck (caminhões)
Foto de Silvio Tanaka no Flickr

Mulheres dirigem caminhões e fogões. São chefes de Estado ou donas de casa. Têm filhos e são profissionais ou escolhem exercer apenas uma destas funções.

Por outro lado, inserem-se no mercado competindo com os homens pelas mesmas atividades, mas ganham menos por isso. Muitas têm três turnos de trabalho, pois, além de exercerem profissões fora de casa, também realizam as tarefas domésticas. Há aquelas que optam pela maternidade e acabam cuidando dos filhos sozinhas.

A modernidade trouxe avanços, mas algumas coisas ainda são como há vários anos atrás.


O que mudou e o que não mudou na história das mulheres do Brasi?


Algumas poucas têm seus nomes lembrados por grandes feitos, outras tantas, anônimas, fizeram e continuam fazendo parte de uma história - não tão divulgada - desta Nação.

Veja por exemplo o papel das mulheres indígenas no início da colonização do Brasil.


O que seria dos portugueses que aqui chegaram sem o companheirismo destas mulheres indígenas? E as primeiras mulheres enviadas de Portugal para o Brasil, bem como aquelas que aqui nasciam, ricas ou pobres, como eram suas vidas? Aquelas que vieram da África, e que aqui permaneceram no regime de escravidão, como sobreviviam?


Veja o vídeo a seguir, publicado originalmente no Portal Domínio Público, e encontre algumas respostas.



4 comentários:

  1. Oi Conceição

    Vim responder seu comentário :)

    O meu texto mal toca certos assuntos.

    Por exemplo: a forma ingênua como nós professores aderimos as propostas de "melhorar a educação", sem aprofundar a reflexão do que significa melhorar e para que ou quem...

    O que eu penso é que temos de desconfiar (por um pé atrás consciente) e não aceitar as coisas pelo que parecem a princípio.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. EU acho que naquela época devia ser proibido casar cedo.
    Anderson

    ResponderExcluir
  3. As mulheres se casavam muito cedo tinham muitos filhos e VIVIAM EM UMA SOCIEDADE REPRESSORA.
    Maria Elizabete

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que é errado o homem ter duas ou três mulheres, eu também acho errado os pais arranjarem marido para as filhas.
    Dione e Josemar

    ResponderExcluir