quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Literatura, carnaval e releituras.

As histórias escritas nos livros, verdadeiras ou não, acabam por render bons frutos em diversas outras expressões artísticas. Pintores italianos do século XVII inspiravam-se em personagens da antiguidade (aproximadamente setecentos anos antes de Cristo), imortalizados através da escrita. Já uma história produzida por um espanhol naquele século XVII ainda é, em pleno século XXI, o segundo livro mais lido e relido no mundo inteiro. Já virou peça de teatro, filme, desenho animado, tema de pinturas, esculturas, gravuras, inspirou músicas e poesias... Enfim, esta obra escrita resiste ao tempo e inspira diversas manifestações artísticas.

Aqui no Brasil tanto obras literárias como seus autores chegam a nós através de uma manifestação cultural tipicamente brasileira e particularmente carioca: o desfile das escolas de samba. Foi o caso do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel em 2009.

Essa escola juntou em uma mesma avenida personagens de um bairro do Rio e outros do sertão de Minas. Realizou uma viagem alegre e barulhenta passeando com estes personagens e seus autores, considerando o tempo e os locais em que viveram.

Na visão do “pensador” do desfile da Mocidade, o carnavalesco Claudio Cavalcanti, a descrição/reinvenção da vida e obra de dois mestres da Literatura se fez sob o título “Clube Literário Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em Poesia!”

Para concretizar o desfile na avenida, foi idealizado um roteiro e foi composto um samba enredo. Este roteiro de uma peça (como no teatro) de 8 atos, começa apresentando o nascimento da estrela mística literária Machado de Assis. Prossegue falando de sua vida, em verso e prosa, e continua mostrando o cronista e o literato através de suas obras. Completa a apresentação deste autor falando do ambiente em ele e sua obra atuavam, buscando nos saraus musicais do século XIX a inspiração. No quinto ato, apresenta o tempo em que uma estrela fenece (Machado), que é o mesmo da outra que nasce (Guimarães). Prossegue mostrando a trilha profissional deste autor, e, logo após, a inspiração vem de sua principal obra: Grande Sertão. Por fim, as três estrelas se juntam: Machado, Guimarães e a Mocidade.

(Se você quiser ver o entender melhor este enredo, na descrição do próprio autor, procure em Carnaval 2009 : Enredo, bem aqui ).

Literatura, música, dança, escultura, produção de vídeo, engenharia, serralheria, mecânica, carpintaria, costura... Quantas artistas, técnicos e artesãos fazem um desfile? E doze desfiles? Seguramente este evento no Rio de Janeiro pode ser chamado de “O Maior Show da Terra”!

Mas, voltando à Mocidade Independente de Padre Miguel: pena é que os dois mestres da Literatura Brasileira não a levaram a uma colocação melhor que o 11º lugar. De qualquer forma, essa inspiração foi muito boa, pois possibilitou a um grande número de pessoas um pouco mais de informação sobre “O Bruxo do Cosme Velho” e “O Rosa dos Ventos” de Minas que, se fosse bicho, queria ser... Um crocodilo!


(Para visualizar as fantasias que ilustraram, através da concepção do autor, este universo literário, clique aqui.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário