sábado, 7 de fevereiro de 2009

Yaksoba da turma 501

No dia 11 de junho estava programado o Concurso de Culinaria na Escola. A turma iria participar com dois pratos. Um, coletivo, o macarrão chinês - o yaksoba; e o outro, individual - o bolo de bacalhau com molho tártaro, da Otacília.
A receita do Yaksoba foi copiada da internet, e a do bolo de bacalhau foi D. Enedina que passou. Do macarrão, tivemos que calcular a quantidade dos ingredientes, afinal a receita era somente para 6 pessoas! Também tivemos que calcular o custo. Depois de muita discussão sobre os preços dos ingredientes - afinal os preços do Carrefour são bem diferentes dos preços do sacolão!- chegamos a conclusão de que sairia por R$20,00.
Feito isso, decidimos quem iria levar o quê. Desde a massa até os refrigerantes e as vasilhinhas para comer o macarrão.
Com esta história do Yaksoba acabamos estudando algumas coisas, inclusive de que jeito os cientistas provaram que a origem do macarrão não era italiana, e sim chinesa. Coisas da arqueologia... Outra coisa que também vimos foram os nutrientes que exitem neste alimento - e em outros também, além da forma como o nosso organismo aproveita os nutrientes dos alimentos.
Fizemos uma enquete e depois montamos um gráfico. Constatamos que de 47 pessoas, apena 4 não gostavam de macarrão. Algumas sabiam os ingredientes do massa, quase ninguém conhecia os nutrientes que existiam e embora muita gente dissesse conhecer os "inventores" do macarrão, essa maioria estava equivocada, pois apontava os italianos como os pais desta delícia!
O filhinho da Val foi acidentado e ela não pode fazer o Yaksoba, então a professora - que não é nenhuma expert na cozinha - fez o dito cujo. Ficou gostosinho, mas foi tão pouquinho! Teve reclamações...
Embora tivéssemos guardado pratinhos para Marcelo e Otacília, eles se atrasaram tanto que a Maria e outros acabaram comendo o macarrão! Pelo menos é isso que dizem por aí...
Otacília chegou com o seu bolo de bacalhau muito bem arrumado, num belo prato e embrulhado em papel florido com um laço dourado. Além disso, nem todos puderam comprovar, mas estava delicioso!
No evento, houve inicialmente a apresentação de música clássica com o Quinteto da Grota. Ao final, dançaram os meninos do grupo de funk Bonde dos Molekinhos. Durante o evento houve muita prova de guloseimas, e os pratos apresentados estavam maravilhosos!

Texto publicado originalmente em 17 de junho de 2008

Veja as fotos do nosso Yaksoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário