sábado, 7 de fevereiro de 2009

Roedores

Ratos são roedores resistentes, capazes de prender a respiração por até 30 minutos e nadar, chegando a deslocar-se por 800 metros.

Estes animais transmitem doenças como a peste bubônica e a leptospirose. A peste, na Idade Média, chegou a matar quase metade da população europeia. Nos dias de hoje, o número de casos de leptospirose tem aumentado e no período após as enchentes ela é mais frequente.

Ela é transmitida pela urina dos ratos e ao transitar por lugares úmidos deve-se ter mais cuidados.

A doença fica incubada por um período de 7 a 14 dias e os sintomas apresentados são: fraqueza, dor no corpo, mal estar, vômitos, dores musculares – principalmente na barriga da perna, febre elevada, coloração amarelada da pele, ausencia de urina e hemorragias na pele e mucosas.

As medidas de prevenção contra a leptospirose são: combate aos ratos, mantendo o meio ambiente o mais limpo possível; manter o lixo em sacos fechados e locais apropriados, não nadar, andar ou lavar roupa em água de enchentes; não utilizar água de caixas d’água, cisternas ou poços inundados; jogar fora todos os alimentos e remédios que foram contaminados por água de enchente; lavar paredes e objetos atingidos por enchentes com sabão e água sanitaria; proteger pés e mãos com botas e luvas (ou dois sacos plásticos) para fazer a limpeza da lama deixada pela enchente e lavar bem latas fechadas de alimentos antes de utilizá-las.

Sintomas, Cuidado!

Ao apresentar qualquer um dos sintomas, procurar um Posto de Saúde! Quanto mais rápido o socorro, mais chances você terá de evitar as complicações da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário