sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Sonho do Pastor e o Sonho do Sociólogo

Agosto, 2008: 45 anos do discurso de Martin Luther King

Agosto, 2008: 11 anos da morte de Herbet de Souza.

Eu tenho um sonho... com estas palavras, um pastor negro norte americano, iniciou um discurso diante de 250 mil pessoas. Este discurso era um protesto pacífico contra as políticas de segregação racial que excluíam milhares de americanos dos direitos civis que pregava a Constituição daquele país.

Quantos de nós não temos nossos sonhos, pequenos sonhos: de ver os filhos com saúde, comida na mesa, um teto para abrigo, as contas pagas ao final do mês e a perspectiva de uma vida melhor?

Quantos de nós não sonhamos com estas coisas também para nossos irmãos, nossos primos, nossa família, nossos amigos, nossos vizinhos?

Quantos de nós não temos grandes sonhos, de uma conta bancaria recheada, juventude eterna, cidades limpas, igualdade e justiça para todos?

Quantos de nós conseguimos realizar pelo menos uma parte de nossos sonhos?

Quantos de nós sonhamos pela igualdade de direitos dos cidadãos, assim como sonhou aquele pastor americano, há 45 anos? Quantos de nós sonhamos com um Brasil sem fome, como sonhou o Betinho nos anos 80?

Martin Luther King e Betinho viveram em tempos e locais diferentes, e seus sonhos incluíam muitas pessoas. O sonho de King levou a leis mais justas entre brancos e negros americanos. O sonho de Betinho levou inúmeras pessoas a ações pela cidadania, contra a miseria e pela vida. Mas ainda hoje, aqui e em diferentes lugares, precisamos de pessoas como eles, que se ergam diante das multidões, e gritem: Nós temos um sonho!

Sem sonhos não há esperança. Sem sonhos não há mudanças...

Precisamos dos sonhos, nossos sonhos nos movem adiante.

Você, sonha o quê?

Texto publicado originalmente em 2 de setembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário