sábado, 7 de fevereiro de 2009

Lixo - Resumo da palestra

O que é o lixo?

Você já observou em sua casa, quantas coisas são jogadas fora todos os dias?

Agora, imagine quantas coisas são jogadas fora todos os dias em outros locais, como restaurantes, escolas, fábricas, hospitais...

Esse material que jogamos fora, que desprezamos e que não damos valor é o que chamamos de lixo.

De onde vem o lixo?

O lixo pode ter várias fontes geradoras. Ele pode ser de origem: residencial, público, comercial, industrial, agrícola, dos serviços de saúde e radioativo.

Como podemos diminuir a quantidade de lixo?

Os 4Rs são a resposta: Reutilizar – Reciclar – Reeducar – Reduzir.

Reutilizar o material na mesma função original, ou criando novas formas de utilização para sacolas de supermercado, sacos de papel, vidro, caixas, papéis de embrulho, etc.

Reciclar é transformar em outros produtos industriais, agrícolas ou artesanais. Fazer compostagem com restos de alimentos para jardins, utilizar garrafas pet para fabricar camisetas, sacolas de leite recortadas em fios para peças de crochê, óleo utilizado na cozinha para fazer sabão, palha de coco para fabricação de xaxins ecológicos, etc.

Para reciclar, é preciso separar materiais. Como medida básica, primeiro observamos se estes materiais são secos ou molhados.

Papel

Restos de alimentos

Papelão

Casca de frutas e vegetais

Plásticos

Fraldas descartáveis

Metais


vidros


Para onde vai o lixo?

É necessário o cuidado com o descarte do lixo por que o mesmo contamina o ambiente. Os lugares apropriados para o descarte do lixo são, em ordem de qualidade: o aterro sanitário, o aterro controlado, o lixão ou vazadouro.

O lixo produz o chorume, que é um líquido residual que contamina o solo e o meio ambiente um gás residual, denominado metano. O primeiro pode atingir os lençóis freáticos e contaminar os cursos d’água.

Por que estamos preocupados com o lixo?

O crescimento populacional descontrolado, o modelo de sociedade em que vivemos que estimula o consumismo e o desperdício gerando um crescente descarte de resíduos que são uma preocupação para a saúde pública, a ecologia, a sociologia e a educação.

Onde procurar informações sobre o descarte dos resíduos sólidos, o lixo?

Através do telefone 0800 222179. A ligação é gratuita.

3 comentários: