sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ciclo de Palestras da Saúde

Entre 24 e 28 de março de 2008, aconteceu em nosso turno uma serie de palestras sobre saúde. Os palestrantes eram funcionarios da secretaria municipal que vieram a escola especialmente para promover a divulgação das informações de interesse público - afinal, em saúde, "a prevenção é o melhor remédio!"
O primeiro tema a ser abordado foi a questão do Lixo, e a necessidade do seu descarte adequado, para evitar a proliferação de doenças. O segundo tema foi a dengue e suas formas de prevenção. A terceira palestra foi sobre os roedores e as doenças que transmitem. A última palestra foi sobre o caracol africano e os cuidados necessarios em relação a não proliferação destes animais. Depois aconteceu um debate e uma dinâmica entre os participantes.
As palestras foram assistidas por quatro alunos de cada turma, pois embora os temas fossem de interesse de todos não havia espaço para tanta gente no auditório da escola.
Em nossa turma (401), Val, Marcelo, Maria e Eliane traziam as informações que eram repassadas para todos os colegas.
Muita coisa as pessoas já sabiam, por terem ouvido falar nas campanhas da televisão e outros meios de comunicação, mas teve muita informação nova e importante que deveria se repassada para as outras pessoas que não tiveram a oportunidade de participar das palestras. Por isso, pensamos em desenvolver cartazes que pudessem chamar a atenção para os problemas (doenças) e alertar para a necessidade de prevenção.
Para isso, analisamos os cartazes distribuídos pela Secretaria de Saúde, de forma a utilizarmos o mesmo tipo de linguagem (textual e de imagens).
Assim, estaríamos de acordo com a proposta dos palestrantes: a "ação" na prevenção, em vez de correr atrás do remédio que muitas vezes chega tarde demais...

Veja os cartazes desenvolvidos pela turma 501.

Nenhum comentário:

Postar um comentário