segunda-feira, 8 de junho de 2009

Outras formas de expressão

Na minha arte, eu tento explicar a vida e o seu significado a mim mesmo. - Edvard Munch

Quando não é lhe possível ou quando não quer falar, o ser humano pode utilizar outras formas para expressar aquilo que sente e pensa. Algumas pessoas utilizam imagens para transmitir suas emoções. Edvard Munch procurou fazer isto em suas pinturas. Sua obra O Grito tem sido apontada como referência na representação de sentimentos como angústia e desespero.

O que disse o autor sobre O Grito:

“Passeava com dois amigos ao pôr do sol – o céu ficou de súbito vermelho sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta – havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fiord e sobre a cidade*– os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da natureza.”

O que outros disseram na internet sobre essa obra de Munch:

“O Grito exprime grandiosamente o mais elemental desespero humano.”Entremundos

“Pariste
Definitivamente pelo Grito, Todos
Mas todos os Ais profundos e enormes,
Que se alojam na alma do Ser...
"Morfeu, em Anomalias

"O Grito não é uma obra agradável de olhar, agradável no sentido de contemplar algo bonito, mas agrada pela grande expressividade, agrada por uma gama de emoções que ela desperta no mais íntimo do observante. Agrada porque ao olhar a figura, catarticamente você se reconhece... no desespero!" – Zandali, em Clube da Luluzinha

"O grito representa o medo intolerável de perder a razão." – Rainha da Paz

E você, o que diria sobre as emoções na obra de Munch?"Condenado à Agonia", apropriação popular de "O Grito".
Imagem de dominio público encontrada em Wikimedia Commons

Você também expressaria seus sentimentos em imagens?

Ou você utilizaria outras formas de expressão?


* Oslo, capital da Noruega.

Um comentário:

  1. Oi, Pessoal:
    eu adoro este quadro do Munch.Vocês sabem que ele foi roubado e passou muito tempo sumido, até que o resgatassem? Pois é..
    Agora, quanto ás expresssões, eu às vezes uso imagens, porque também gosto de pintar,mas normalmente eu me expresso escrevendo.
    Abs e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir