domingo, 28 de junho de 2009

Luiza Acacio da Rocha

Que tal construir a Linha da Vida de uma personagem importante da historia?

E se esta personagem fizer parte de sua historia, se ela for importante na sua própria vida?

Edmo, aluno do 6º ano, construiu uma linha do tempo mostrando um pouco da historia de sua mãe, D. Luiza.

Conheça-a:

1914 – Em 04 de abril de 1914 nascia Luiza Acácio da Rocha.

Cresceu sem infância.

1928 – em 10 de dezembro de 1928, aos catorze anos, casou-se e teve dezoito filhos, dos quais eu sou o caçula.

1950 – Em 29 de maio de 1950 eu nasci: Edmo Gustavo da Rocha.

Desde que eu nasci e comecei a entender um pouco as coisas, via minha mãe levantar de madrugada para preparar meu pai e meus irmãos para o trabalho na lavoura, de onde era tirado todo o sustento da família.

Este trabalho iniciava-se às duas horas da madrugada. Ela preparava o café e depois o almoço, cuidava das criações que tínhamos no quintal, enfim, um trabalho que só poderia ser recompensado por Deus, porque na verdade só ele sabia o quanto ela trabalhava! Pode-se dizer que era a primeira a levantar e a última a deitar-se.

Mulher guerreira, teve seus filhos em casa, pois na fazenda as parteiras é que cuidavam desta parte.

1967 – Avançada em idade, consegui trazê-la para Niterói. Nesse período é que minha mãe foi ao médico, que fez perguntas as quais eu não soube responder, o que causou grande preocupação. Mas como existem coisas que a gente não controla, acabei tendo que internar minha mãe, que infelizmente não voltou mais.

1980 – Aos 76 anos ela morreu.

Esta poderia ser uma historia anônima, mas que hoje deixa de ser, pois uma mulher com tantas qualidades não pode deixar de ser considerada uma heroína - esta grande mulher que é minha mãezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário