sábado, 25 de julho de 2009

Mulheres de Coragem

Jane Kelly, Jéssica, Flávia e Giseli, da turma 702, fizeram uma pesquisa sobre as mulheres de coragem na Historia. Encontraram diversos nomes, inclusive de algumas brasileiras. Uma parte desta pesquisa esta descrita aqui:

“As mulheres que participaram de movimentos políticos e revoluções, não concordando com a repressão, guerreando, lutando contra as injustiças e por causas sociais, entraram para a historia pelo espírito de liderança e perseverança; porém todas elas foram severamente punidas. Muitas mulheres do mundo todo foram presas, martirizadas e na maioria das vezes pagaram pelos seus atos de bravura e coragem com a vida.”

Teresa de Méricourt, francesa, século 18.
Em 05 de outubro de 1789 esteve à frente da marcha popular de Versalhes clamando por mais pão e menos leis.

"A Liberdade guiando o Povo", de Eugène Delacroix. França, 1830.

Olympe de Gouges, francesa, século 18.
Condenada à morte e guilhotinada em 1793 por “ter querido ser um homem de Estado e ter se esquecido das virtudes proprias do seu sexo”.
Ana Campista, brasileira, século 18.
Acusada de adultério, foi encaminhada a um abrigo de prostitutas. Rebelou-se contra esta imposição, provocou um incêndio na construção e conseguiu fugir.
Emma Goldman, russa, século 19.
Migrou para os EUA em 1882 e acompanhou o movimento operário pelas oito horas de trabalho. Militante anarquista, foi presa e deportada. Percorreu vários países, lutando pela causa operaria, pelos direitos da mulher e pelo amor livre.
Bárbara de Alencar, brasileira, século 19.
Foi um dos libertários que em 1817 retomou a luta pela independência no nordeste do Brasil. Participou da Confederação do Equador, luta em que perdeu seus bens e dois filhos. Foi a primeira mulher presa por motivos políticos, condenada por liderar o movimento que proclamou a República do Crato.
Rosa Luxemburgo, polonesa, século 20.
Ativista política, foi perseguida e condenada à prisão. Fugiu para a Alemanha e voltou à Rússia em 1905 para participar da insurreição contra os czares, sendo presa por suas atividades.
Felipa de Souza, portuguesa, século 16.
Veio para o Brasil e em 24 de janeiro de 1592 foi condenada pelo Tribunal do Santo Ofício por lesbianismo. Segundo os registros da época, foi a mulher mais humilhada e castigada da Colônia. Teve seu nome atribuído ao principal premio internacional dos direitos humanos dos homossexuais: “Felipa de Souza Award”.

A pesquisa sobre essas mulheres guerreiras foi desenvolvida a partir do site sobre Bárbara Alencar, onde há uma lista com outros nomes que incluem as brasileiras Pagu, Nise da Silveira e Dilma Rousseff, a alemã/brasileira Olga Benário, a norte americana Rosa Parks e as nigerianas Safiya e Amina.

Um comentário:

  1. Sou professora do estado de Minas Gerais e estou participando do V congresso internacional de educarede e a professora Conceição de Maria Lima Rosa Guimarães postou essa experiência de vocês em criarem um blog na EJA. Fiquei curiosa e resolvi visitá-los. Estou simplismente encantada!!! Quero deixar meu carinho, admiração e agradecer pelas inúmeras idéias que tive a partir desse relato de experiência de vocês alunos e da professora Conceição. Vou me tornar uma seguidora com certeza!!! Vocês estão de parabéns! Um abraço da professora Patríca

    ResponderExcluir