sábado, 7 de fevereiro de 2009

Caracol Africano - Resumo da Palestra

O caracol africano veio da África com se fosse escargot, uma iguaria francesa. Mas ao contrário do escargot, o caracol africano não é comestível é pode ser o transmissor de uma doença perigosa.

Ele se alimenta de folhas e de tudo que possa vir das plantações. Quando falta alimento, estes animais comem-se uns aos outros. São resistentes a seca e ao frio, e neste período hibernam. Podem escalar paredes e árvores.

Ciclo de vida

O animal adulto pode colocar de 180 a 600 ovos por postura, que acontece quatro vezes ao ano. São animais hermafroditos. Os ovos eclodem de 20 a 30 dias após a postura, e os caracóis atingem a maturidade sexual em 4 ou 5 meses. Os adultos chegam a medir de 15 a 25 cm e a viver 9 anos.

Doença

É provocada pelo "angiosbrongylus coslaricensis", que, se ingerido, desenvolverá uma massa abdominal que pode ser confundida com tumores ou abscessos e provoca lesões no apêndice, intestino e vasos linfáticos.

Os sintomas são os seguintes: dor no abdômen, febre contínua, vômitos, anorexia e nos casos mais graves pode resultar em morte com hemorragias por perfuração intestinal.

Tratamento

O único tratamento possível é através da cirurgia.

Prevenção:

Evitar contato com o caracol, lavar bem as mãos antes de se alimentar, colocar legumes e verduras de molho em água sanitária durante 15 minutos, eliminar os refúgios preferidos do caracol como entulhos, telhas, restos de obra, etc.; e manter terrenos baldios limpos e livres do caracol.

Como exterminar

Deve-se jogar álcool no bicho, queimá-lo, quebrar a casca, jogar no lixo ou enterrar.

2 comentários:

  1. Essas informações foram de muita importancia pois na minha cidade tá horrivel a poliferação desses ichos nojentos. Uma Dica Sal de Cozinha pode matar-lós.

    ResponderExcluir
  2. poxa vida!!oque tem de nojento nesses bichinhos??
    acho que eles sao otimos animais de estimaçao,e tem varias utilidades.sao carinhosos , silenciosos,faceis de criar e quase nunca precisam ir ao veterinario eu adoro os meus!tenho pelo menos uns 50 em meu quintal e ele sao otimos limpadores de pedras e paredes limbosas.e qundo morrem seu cascos podem ser transformados em obras de arte.e tbm curam depressao pois me da alegria ficar observando ,acho ate que toda pessoa que mora em apartamento poderia ter um desses bichinhos pois comem quase todo tipo de vegetais.em minha opiniao ele é um ser vivo que tem beleza e merece ser respeitado

    ResponderExcluir