sábado, 7 de fevereiro de 2009

Dengue - Resumo da Palestra

O que é Dengue?
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (tipo de vírus), que ocorre em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

O que é Dengue Hemorrágico?
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica.

Qual a causa?
A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie originária da África que chegou ao Brasil na época da colonização.

Mosquito da Dengue
O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no periodo período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".

O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparencia inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Modo de transmissão: A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida.

Período de incubação: Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.

O Ciclo do Mosquito: O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. O seu controle é difícil, por existirem muitos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Na água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

"O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor."

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Como tratar?
Não existe tratamento para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

8 comentários:

  1. esse resumo é bem legal por que ensina as pessoas sobre a dengue...........MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  2. rebeca disse meu vc´s coloca o resumo desse tamanho mentira ficou mara vilhosooo

    ResponderExcluir
  3. gostei me ajudou muito salvou o meu dia

    ResponderExcluir
  4. adoreii ficou muito maneiro , o resumo ficou otimo

    ResponderExcluir
  5. Fico muito bom vlwwwwwww esse era meu ultimo trabalho
    nesse bimestre de julho

    ResponderExcluir